Freguesia de Guiães
Guiães é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Real, com 7,02 km² de área e 585 habitantes (2001). Das 30 freguesias do concelho, é a 20.ª em área, a 23.ª em população residente e a 16.ª em densidade populacional (83,3 hab/km²).
Inclui no seu território dois lugares: Carpinteira e Guiães (sede).
Situada na ponta sudeste do concelho, a freguesia de Guiães tem fronteiras com os concelhos de Sabrosa, a leste, e Peso da Régua, a sul, e ainda com a freguesia vila-realense de Abaças, a noroeste.
Recebeu foral de D. Sancho I em 8 de Abril de 1202. No entanto, a freguesia já existiria antes, pois é referida no foral de Abaças (24 de Abril de 1200), quando se definem os limites do termo daquela terra. As Inquirições de 1258 referem-na como paróquia e as de 1290 utilizam o termo «freyguesia».
Tal como todas as demais terras pertencentes aos Marqueses de Vila Real, Guiães passou em 1641 para a posse da Coroa, quando o Marquês e o seu herdeiro foram executados sob acusação de conjura contra D. João IV. Em 1654, passou a integrar o património da recém-criada Sereníssima Casa do Infantado, situação que se manteve até à extinção desta, aquando das reformas do Liberalismo.
A esta freguesia pertenceu o lugar de Paradela de Guiães (actualmente, freguesia do concelho de Sabrosa), tendo este sido desanexado daquela no período liberal, devido a desavenças entre os moradores, donde resultaram mortos.